Ambição
Recomende:

Veja: Corrente-sim e corrente-não, Impaciência, Paciência

É uma qualidade que pode ser, ou não, favorável. Quando assume feição negativa, é produto de uma distorção do movimento interno para criar o melhor que se pode ser, isto é, a ambição é colocada a serviço do ego separado, havendo empenho na oposição a outro self. No nível divino da verdade interna, todos podem ser o melhor de si mesmos sem interferir uns com os outros.

Não é desejável nem necessário ter ambição em todos os aspectos da vida, pois isso significaria um desperdício de força, mas quando a ambição é cultivada, é preciso escolher adequadamente a finalidade para a qual ela se dirige, como algo que valha a pena. A falta de ambição, no entanto, que caracteriza o comodismo, é um grave empecilho espiritual, pois impede o desenvolvimento, único meio de obter a verdadeira felicidade e segurança.

A impaciência, por sua vez, vai impedir a realização da ambição, porque é uma forma de imaturidade. Quando a paciência é usada de forma construtiva, e não confundida com inércia, inatividade ou preguiça, só pode ser vantajosa. Ela sabe discriminar e pode estar presente na atividade mais concentrada, porque é um estado interno e não manifestação externa. A ambição precisa ser apreciada, portanto, dentro da perspectiva das correntes contraditórias que atravessam a alma humana e permanecem inconscientes, se não existir um trabalho de autoconhecimento.

Palestras: 032q, 072q, 219

032: TOMADA DE DECISÕES
072: A RESPEITO DO MEDO DE AMAR
219: I. A MENSAGEM DE NATAL - II. MENSAGEM PARA AS CRIANÇAS

ABC

Sentença do Guia “O fator decisivo não é com que um homem nasceu – vantagens e desvantagens, positivo ou negativo (do ponto de vista humano) – e sim o que o homem faz com isso.” P. 010