Corrente-sim e corrente-não
Recomende:

Veja: Corrente de força, Corrente psicológica, Substância da alma

É uma única corrente de energia que se manifesta de um modo e de outro, parecendo então tratar-se de duas correntes. Elas existem tanto no universo quanto no indivíduo. A corrente-sim inclui toda a energia construtiva, porque está de acordo com o insight verdadeiro, que não pode gerar senão amor e unidade. A corrente-não é destrutividade, porque inadvertidamente se desvia da veracidade gerando, assim, ódio e desunião.

No primeiro caso, não só nossa atitude superficial, mas a de todo o nosso ser indivisível está de acordo com a realidade. No segundo caso, estamos divididos na motivação e no desejo. O único meio da mudança acontecer é detectar a maneira como a corrente-não continua funcionando e impedindo a realização da mudança desejada pela corrente-sim.

Quando nossa corrente-sim observa nossa corrente-não sem autoacusações frenéticas, torna-se possível traduzi-la em linguagem concisa. A corrente-não também pode ser chamada de resistência e se fortalece com o medo do inconsciente. Ela impede a quietude e a audição de si mesmo.

A transição da corrente-não para a corrente-sim exige que escolhamos nos abrir para a verdade e tenhamos o procedimento correto de prece, meditação, que pode nos ajudar a observar o funcionamento da corrente-não e, simultaneamente, desenvolver a percepção e a comunicação em todos os aspectos.

Quando todo o processo de negatividade que construímos é entendido em sua profundidade e aceitamos a experiência da vida como ela se apresenta, estamos na fase final da transição da corrente-não para a corrente-sim. A parte que o eu tem a desempenhar é querer o que é direito e construtivo, isto é, manifestar seu potencial inerente.

Em outras palavras, é praticar o querer verdadeiro e descontraído de um resultado desejado, que só pode ocorrer quando descobrimos e eliminamos as reservas, limitações, dúvidas inconscientes e desejos opostos. Isso inevitavelmente gera resultados que nos dão a justificativa para nos entregarmos a esse processo criativo.

Quanto mais nós confiamos, mais resultados conseguimos obter, de modo que temos uma razão melhor ainda para confiar. Instala-se um círculo benigno. O compromisso é um tópico importante nesse ponto, porque obtemos da vida exatamente na medida em que nos comprometemos com ela, quer isso signifique moldá-la e criá-la, aliando-nos com as forças universais que cooperam conosco, ou signifique um compromisso com um empreendimento, uma pessoa, um relacionamento.

Vários aspectos da corrente-sim e corrente-não são tratados nas palestras: fatores determinantes da corrente não e sua transformação na corrente-sim (125, 129); efeitos da corrente-não no caminho de autoconhecimento (124); medo e vergonha da corrente-não (125); corrente-sim e corrente-não na substância da alma (125); corrente-não e imagens (125).

125: TRANSIÇÃO DA CORRENTE DO NÃO PARA A CORRENTE DO SIM
129: VITORIOSO X FRACASSADO; INTERAÇÃO ENTRE O EU E AS FORÇAS CRIATIVAS
124: A LINGUAGEM DO INCONSCIENTE

Palestras: 124, 125, 129, 131, 148, 160, 164, 168q

124: A LINGUAGEM DO INCONSCIENTE
125: TRANSIÇÃO DA CORRENTE DO NÃO PARA A CORRENTE DO SIM
129: VITORIOSO X FRACASSADO; INTERAÇÃO ENTRE O EU E AS FORÇAS CRIATIVAS
131: INTERAÇÃO ENTRE EXPRESSÃO E IMPRESSÃO
148: POSITIVIDADE E NEGATIVIDADE: UMA ÚNICA CORRENTE DE ENERGIA
160: A CONCILIAÇÃO DA CISÃO INTERIOR
164: OUTROS ASPECTOS DA POLARIDADE - EGOÍSMO
168: DOIS MODOS BÁSICOS DE VIDA - APROXIMANDO E AFASTANDO DO CENTRO

ABC

Sentença do Guia “A prece é o prelúdio da meditação. A prece envolve apenas pensamentos. A meditação é a prece que envolve os sentimentos e as forças da alma, ao contrário das forças do pensamento. Para atingir esse segundo passo, mais avançado, o homem precisa de uma certa disciplina e concentração, que aprende através da prece.” P. 009