Princípio masculino
Recomende:

Veja: Atividade, Criação, Masculinidade, Princípio feminino

É aquele que se dirige para o exterior e conduz a uma ação que tem consequências.

A ação que se segue à força impulsionadora ou ímpeto constrói, afeta, causa e determina ativamente.

Quando a personalidade está plenamente consciente de não mais precisar de, e, portanto, não mais temer as forças destrutivas, ela começa também, a saber, que pode criar. Neste ponto, as pessoas descobrem os poderes que habitam dentro delas e que as suas mentes podem ativá-los.

Nenhum caminho de autorrealização do homem pode existir sem levar em conta sua própria atitude quanto à masculinidade e à própria abordagem e atitude em relação ao sexo oposto.

Quando existe uma barreira ao sexo oposto, uma barreira similar deve existir basicamente consigo mesmo no que se refere ao próprio sexo. Quando um homem luta contra sua própria masculinidade e está confuso quanto a ela, uma barreira é criada que o faz lutar contra as mulheres.

O medo de perder a si mesmo é a principal barreira que um homem coloca contra a sua masculinidade. Ele teme perder a si mesmo, não apenas porque a disciplina necessária de assumir suas responsabilidades na vida parece ser uma desvantagem e sacrifício e, portanto, uma perda do self, mas também teme perder-se devido à necessidade de ter de se desapegar de si mesmo em um relacionamento completo.

Parece ao homem que terá de desistir de sua disciplina, o que ele considera perigoso. Portanto, ele fica confuso pensando que tem de escolher entre disciplina e a habilidade de se desapegar de si mesmo.

Em seu medo e concepção errônea ele usa ambos de forma errada. Ele se apega onde se desapegar seria produtivo e harmonioso, e ele recusa a disciplina e a autorresponsabilidade onde isto seria funcional para sua autorrealização. Se um estiver fora de prumo, todo o equilíbrio interno da pessoa vai ser transtornado. No grau em que o homem aprende a ser responsável por si mesmo no sentido verdadeiro, profundo da palavra, neste grau seu medo de se desapegar deve desaparecer; então se desapegar de si mesmo e disciplinar a si mesmo ambos funcionarão de forma unificadora.

Palestras: 122, 169

122: AUTO-SATISFAÇÃO ATRAVÉS DA AUTO-REALIZAÇÃO COMO HOMEM OU COMO MULHER
169: OS PRINCÍPIOS MASCULINO E FEMININO NO PROCESSO CRIATIVO

ABC

Sentença do Guia “Qualquer coisa que não seja reconhecida no homem e que está em desacordo com as leis espirituais é como um bloqueio que nós não conseguimos penetrar. Toda opinião obstinada é um desses bloqueios.” P. 008