Monarquia (significado espiritual)
Recomende:

Veja: Governo coletivo, Sistemas políticos

É um sistema político cujo significado espiritual original reside no caráter da liderança individual submetida ao poder divino.

O mesmo ocorre no feudalismo. Os líderes criam seu séquito e, totalmente devotados ao seu governo, dão o melhor de si. Usam seu poder para o bem de todos, sem se esquivar aos inconvenientes pessoais relacionados a sua tarefa.

A distorção no feudalismo ou na monarquia ocorre quando seres humanos cruéis, egoístas ou irresponsáveis no lugar de líderes usam e abusam do poder, colocando em primeiro lugar seu ganho material ou obstruindo a concretização da justiça, da lei, da beleza, da imparcialidade, da intercessão divina.

O verdadeiro líder, senhor feudal ou o monarca, que comanda seus territórios e nações é sempre um canal de inspiração divina. Se tal inspiração não for buscada e colocada acima de tudo o mais, o resultado é o abuso.

Os líderes feudais e os monarcas apareceram quando a humanidade em geral não era capaz ou não queria ou não tinha desenvolvimento suficiente para assumir a responsabilidade pelo verdadeiro autogoverno. Portanto, os homens precisavam ser guiados.

Esses papéis, no entanto, nem sempre foram cumpridos, embora a princípio muitas vezes seres altamente desenvolvidos tenham encarnado para cumprir essas tarefas. Acabaram, porém, cedendo às tentações, abusando da sua posição e tirando proveito do seu poder. Muitos deles tiveram seus governos tomados mediante força ou manipulação.

Palestra: 242

242: O SIGNIFICADO ESPIRITUAL DOS SISTEMAS POLÍTICOS

ABC

Sentença do Guia “Qualquer coisa que não seja reconhecida no homem e que está em desacordo com as leis espirituais é como um bloqueio que nós não conseguimos penetrar. Toda opinião obstinada é um desses bloqueios.” P. 008