Medo da frustração
Recomende:

Veja: Exigências, Tensão

É a manifestação de correntes de tensão que procuram evitar algo para obter alguma coisa. É uma ilusão, porque a frustração não é em si perigosa ou desastrosa.

O temor à frustração atrai a frustração. É preciso aceitá-la sem exagerar seu impacto, sem sentir-se ameaçado por ela. Ela deixará de existir, quando não formos mais transtornados por ela. Desse ponto de vista, no estado mais infantil e perturbado, a frustração parece um desastre. Daí decorre medo, tensão e, consequentemente, centros de energia fechados, infelicidade e falta de produtividade em todos os aspectos.

No nível de aceitação da frustração, as limitações são consideradas como parte da realidade. Em seguida a essa aceitação, vem a descoberta de que toda contingência, toda possibilidade de vida contém igual quantidade de possibilidade de desenvolvimento e, portanto, de prazer. Nesse ponto, como resultado da ampliação das faculdades e dos recursos da pessoa, a serenidade e a alegria imperam.

Palestra: 173

173: ATITUDES E PRÁTICAS BÁSICAS PARA ABRIR OS CENTROS DE ENERGIA

ABC

Sentença do Guia “ Se você agora odeia, diga com sua mente consciente: “Eu também tenho em mim a possibilidade de amar. Eu quero este novo estado e desejo utilizar todas as minhas energias e forças criativas ocultas.” P.201