Fuga do ódio de si mesmo
Recomende:

Veja: Limites, Rebeldia

É a estratégia de deixar de desculpar os outros, ocultar, negar, racionalizar, projetar e odiá-los para não precisar sentir o ódio que temos por nós mesmos e enfrentar nossos sentimentos dolorosos de autorrejeição.

Uma das maiores dificuldades ao amor de si mesmo é a rebeldia inata às leis, aos limites, à estrutura, às regras, acreditando que são consequências da hostilidade e do desejo propositado em nos frustrar.

Além das nossas experiências na infância, ou da interpretação que damos a elas, a verdadeira razão é que desconfiamos do tirano, o Eu Inferior, que quer reinar de maneira egoísta e cruel. Ao esconder esse aspecto, nós o projetamos no exterior, e assim supomos que todas as regras e leis, todas as restrições e limites nascem da falta de amor.

Quando identificamos amor com leniência e frustração com ódio, ficamos em confusão constante, distorcemos a realidade, e não enxergamos a magnificência da criação. É preciso discernir entre os limites, leis e regras da condição humana, que são uma expressão direta da limitação da própria consciência do homem daquelas leis e regras que consolidam a vida.

A rebeldia e as reações de indignação contra as restrições, além de serem dirigidas contra um alvo errado, também aumentam a nossa frustração e as restrições, devido às nossas reações inadequadas. Muitas vezes nos rebelamos contra nossa própria estrutura rígida das falsas necessidades.

Olhar para dentro de nós mesmos, aceitar a estrutura estreita que criamos ajuda a ampliar nossa liberdade pessoal até chegar o momento em que as restrições externas diminuirão consideravelmente.

Palestra: 240

240: ALGUNS ASPECTOS NA ANATOMIA DO AMOR

ABC

Sentença do Guia “Quando vocês verdadeiramente puderem ver a relação causa e efeito na sua vida, vocês não só estarão motivados a desistir das atitudes e intenções negativas e a criar a intencionalidade positiva, vocês também ganharão maior percepção e maturidade emocional e espiritual. Maturidade é, num amplo sentido a habilidade de reunir causa e efeito.” P. 196