Rebeldia (reação à autoridade)
Recomende:

Veja: Autoridade, Legalismo, Transgressão

É uma reação psicológica básica que leva a pessoa a se rebelar contra a autoridade, porque muitos dos seus desejos que não eram ruins ou prejudiciais foram proibidos na infância.

A autoridade é vista como injusta, danosa, de mentalidade estreita, e não construtiva. Numa mesma pessoa a reação de rebeldia pode se misturar à reação legalista e assumir várias nuanças.

Toda revolta contra a figura de autoridade é sinal de que ainda ansiamos pela autoridade “certa”, aquela que assume as vicissitudes da vida e nos protege, pelo menos hipoteticamente, de vivenciarmos nossa realidade.

Quanto maior for a revolta contra a autoridade, mais em segredo nos ressentimos, porque ela não corresponde às nossas exigências, de sermos impedidos de cometer erros, arcarmos com as consequências deles, distorções, negatividades, decisões insensatas. A presença ou falta da autonomia é uma questão de grau.

Palestras: 046, 179, 256

046: AUTORIDADE
179: REAÇÕES EM CADEIA NA DINÂMICA DA SUBSTÂNCIA CRIATIVA DA VIDA
256: ESPAÇO INTERIOR - FOCANDO O VAZIO

ABC

Sentença do Guia “O fator decisivo não é com que um homem nasceu – vantagens e desvantagens, positivo ou negativo (do ponto de vista humano) – e sim o que o homem faz com isso.” P. 010