Estado exterior
Recomende:

Veja: Centro interior, Personalidade

É o resultado de como somos e do que pensamos, sentimos e queremos, da maneira como agimos, reagimos, e da atitude que temos. Somente quando percebermos profundamente que esse estado não poderia ser nada diferente, poderemos explorar, assimilar e entender nosso presente, nossa situação total. Essa compreensão resulta no conhecimento de que qualquer situação é como é por causa de uma ligação direta com nosso ser interior.

A situação atual de cada um de nós é o resultado exato da soma total da nossa personalidade. Isso inclui, naturalmente, também as circunstâncias favoráveis. Quando deixamos de ver e menosprezamos o prazer de todas as boas circunstâncias da vida, estamos proporcionalmente inconscientes de nossos valores.

À medida que aprendemos a cada momento a valorizar, apreciar, e desfrutar o que a vida nos oferece, tomamos consciência, simultaneamente, do que há de bom, de nossos valores e pontos fortes. Isso vai nos dar mais força para sair dos círculos viciosos e das atitudes negativas geradas pelo eu, tornando mais realista o entendimento da situação indesejável em seus aspectos de ligação com a personalidade interior.

A ignorância da unidade entre o eu mais profundo e a situação exterior é sempre resultado da fuga de nós mesmos. Nesse caso, não queremos ver verdadeira e completamente a nós mesmos como de fato somos – mas apenas de maneira limitada e com ressalvas.

Palestra: 139

139: AMORTECIMENTO DO CENTRO VITAL PELA MÁ INTERPRETAÇÃO DA REALIDADE

ABC

Sentença do Guia “Encarar o eu muitas vezes significa desapontamento, porque o homem acredita que está muito mais avançado em seu desenvolvimento –até que encontra seu lado feio. Ele pensa que só o que fez conta, mas as emoções também contam, e elas causam tantos efeitos como as ações exteriores.” P.005