Tarefa
Recomende:

Veja: Autoconhecimento, Plano de Salvação, Serviço

É um trabalho sobre si mesmo com o objetivo de ver o que realmente se passa internamente.

Essa tarefa se inicia com a enunciação do problema em termos simples e, em seguida, com a ligação entre ele e nossos vários defeitos. À primeira vista as duas coisas podem parecer totalmente dissociadas, mas jamais são. Normalmente não há um único defeito responsável, porque os defeitos interagem e se afetam mutuamente. Se não percebermos a ligação ou ela estiver nebulosa é preciso orar com sinceridade que a resposta virá.

A tarefa faz parte de um contrato que estabelecemos para realizar nossa missão na vida num determinado processo encarnatório. Em cada encarnação cumprimos tarefas específicas que se situam num plano geral de vida. Não importa o quão específica ela seja há um ponto comum para todos nós: a reunificação com a essência. Logo, a tarefa está sempre associada ao aspecto onde a entidade esteja separada dela.

A tarefa não estará sendo cumprida se toda a ênfase for colocada na conexão já existente e em funcionamento com o self divino, sem focalizar os aspectos problemáticos, os pontos cegos.

A vida é um processo orgânico e significativo para a alma que cumpre a tarefa do contrato planejado. Aqueles que não cumprem totalmente a sua tarefa na vida devem sentir, ao longo dela, uma vaga falta ou descontentamento.

O cumprimento total da tarefa de vida não é necessariamente dependente de estados mais elevados de desenvolvimento. Aliás, ele nem sempre o acompanha. O padrão com que se mede o cumprimento da tarefa é paz interior, ausência de medo e o viver e o morrer orgânicos.

Em nossa vida se desenrola a luta mais ou menos violenta para cumprir a nossa tarefa, tarefa essa que foi cuidadosamente planejada antes da nossa encarnação pela esfera responsável por essa função, com a nossa aquiescência, se tivermos um nível de compreensão que permita essa intervenção.

Vários aspectos da tarefa são tratados nas palestras: sua relação com o Plano de Salvação (001); a tarefa de Jesus Cristo (019 e 022); a tarefa dos homens no mundo (216 e 244); a tarefa do e no mundo espiritual (011).

001: OS REQUISITOS DO CAMINHO: O MAR DA VIDA
019: JESUS CRISTO
022: SALVAÇÃO
216: CONEXÃO ENTRE OS PROCESSOS REENCARNATÓRIOS E A MISSÃO DE VIDA
244: "ESTAR NO MUNDO MAS NÃO SER DO MUNDO" - O MAL DA INÉRCIA
011: AUTOCONHECIMENTO; O GRANDE PLANO; O MUNDO ESPIRITUAL

Palestras: 001, 011, 019, 022, 027, 216, 244

001: OS REQUISITOS DO CAMINHO: O MAR DA VIDA
011: AUTOCONHECIMENTO; O GRANDE PLANO; O MUNDO ESPIRITUAL
019: JESUS CRISTO
022: SALVAÇÃO
027: A FUGA É POSSÍVEL TAMBÉM NO CAMINHO
216: CONEXÃO ENTRE OS PROCESSOS REENCARNATÓRIOS E A MISSÃO DE VIDA
244: "ESTAR NO MUNDO MAS NÃO SER DO MUNDO" - O MAL DA INÉRCIA

ABC

Sentença do Guia “Toda a dor e a frustração por que passa o ser humano comum no decorrer da vida é resultado exclusivo do fato de ele não conhecer sua verdadeira identidade.” P. 163