Valores temporários
Recomende:

Veja: Consciência temporária, Motivação

São valores arbitrários, impostos de fora e que a humanidade adota.

Os valores temporários podem permanecer iguais durante séculos e mesmo assim são considerados temporários devido à sua natureza, porque estão de acordo com avaliações não eternas.

Eles passaram a existir devido às necessidades de uma civilização específica e à relativa incapacidade da humanidade em compreender os valores eternos. Essas necessidades são ditadas pelas condições em que vive a sociedade em questão.

Exercem um papel, nesse caso, fatores sociais, econômicos, políticos; a geografia também influi, bem como o tipo de espírito predominantemente encarnado naquela sociedade.

Por exemplo, os valores diferem drasticamente no patriarcado e no matriarcado. Diferem na monarquia e na democracia. Muitos outros fatores contribuem para compor o sistema de valores de uma sociedade.

Por causa da inclinação e do comodismo dos homens, eles seguem sem pensar o que está estabelecido e conservam os valores muito depois que acaba sua utilidade temporária nas condições específicas para as quais foram criados.

A separação do homem de si mesmo, sua falta de pensamento independente, fazem com que ele mantenha o que lhe é transmitido, sem pensar a respeito. Por essa razão é tão importante, neste caminho, questionar tudo o que aceitamos ou rejeitamos, e descobrir os nossos motivos próprios para agir assim.

Palestra: 117

117: VERGONHA COMO BENGALA PARA PROBLEMAS NÃO-RESOLVIDOS; CIRCUNSTÂNCIAS APARENTEMENTE FAVORÁVEIS DA INFÂNCIA TÃO OBSTRUTIVAS QUANTO DOLOROSAS.

ABC

Sentença do Guia “Pois bem, como pode ser ativado o eu interior? Ele não se ativa sozinho, pois reage apenas à consciência. Toda a consciência de vocês (exterior e interior) tem o poder de dirigir esse ser interior, com todos os seus maravilhosos recursos, sua inteligência e seu poder.” P. 134