Autoconsciência
Recomende:

Veja: Autopercepção, Responsabilidade

É o conhecimento de “eu sou”, “eu existo”, “eu penso”, “eu posso tomar uma decisão”, “minhas decisões causam um efeito”, “meus pensamentos causam um efeito”, “meus sentimentos atingem outros seres”.

Neste estado, começa a responsabilidade por si mesmo. A consciência de ter um efeito no mundo à volta do eu resulta necessariamente em responsabilidade e seriedade ao escolher os pensamentos, atitudes, ações, respostas, etc.. Em virtude da maior percepção, este estado de consciência também descobre muitas alternativas novas, ausentes no estado cego e mais limitado.

O estado de consciência abaixo do limiar de autopercepção não pode fazer escolhas. Ele obedece cegamente a um padrão intrínseco, implantado em sua substância. O estado humano é capaz de recriar o plano e o padrão, e de lançar mão de possibilidades cada vez mais amplas e em maior número de autoexpressão, compatíveis com seu crescimento. É muito evidente, naturalmente, que no estado humano de consciência, de autopercepção, existam muitos graus e variações.

Palestras: 127, 217

127: OS QUATRO ESTÁGIOS DA EVOLUÇÃO: REFLEXOS AUTOMÁTICOS, CONSCIÊNCIA, COMPREENSÃO E SABEDORIA
217: O FENÔMENO DA CONSCIÊNCIA

ABC

Sentença do Guia “Pois bem, como pode ser ativado o eu interior? Ele não se ativa sozinho, pois reage apenas à consciência. Toda a consciência de vocês (exterior e interior) tem o poder de dirigir esse ser interior, com todos os seus maravilhosos recursos, sua inteligência e seu poder.” P. 134