Adoecimento físico
Recomende:

Veja: Ajuda médica, Bloqueios, Doença, Doença mental, Doença psicossomática

É uma manifestação externa do Eu Inferior, causada pela violação da alma que a impede de desenvolver seu potencial. Assim, não é causada por eventos exteriores. É sempre uma questão pessoal e, em última análise, uma questão espiritual ou moral, de integridade. Quando o indivíduo adoece, ele nega o fato de que deseja, ao mesmo tempo, a saúde e a não-saúde, aspecto este que é reprimido e ignorado.

Qualquer tipo de doença ou deterioração física, incluindo a morte física, é uma manifestação de divisão, conflito e negação do prazer. Torna-se importante distinguir doença cármica de doença não cármica, mas quer se trate de uma, ou de outra, toda doença física é apenas uma reação em cadeia, uma manifestação final da obstrução da força vital. No caso das doenças cármicas o adoecimento precisa ser suportado e no caso oposto, pode ser eliminado numa dada encarnação.

De qualquer forma, é preciso aceitar o processo de adoecimento e, simultaneamente, procurar as causas na parte desse Eu que o criou, encontrando-a e explorando-a e não apenas focalizar a extinção dos sintomas. O que é considerado doença é, ao mesmo tempo, um remédio, pois sem essa manifestação dolorosa a pessoa deixaria de se dar conta de que alguma coisa está faltando. Aí está assentada uma das qualidades benignas da lei espiritual e universal. Como cada partícula de matéria tem consciência, todas as células do corpo são uma expressão da personalidade total que lhe dá vida e a anima. Existe, portanto, uma ligação direta entre o ódio de si mesmo, o medo da punição, o medo da morte e a desintegração da estrutura celular, que é continuamente transformada de acordo com o avanço, ou não, da entidade.

A força espiritual aumenta à medida em que se aplica a absoluta honestidade a respeito de si mesmo. Uma vez que os motivos sejam puros, a doença não terá a metade da importância que tem o estado da própria alma. Na medida em que o ego e o conforto de tudo que lhe diz respeito perde a relevância, o doente terá seguido uma lei espiritual importante, a do abandono do ego e poderá até ter sua saúde restaurada. Existe, portanto, uma ligação entre a melhora da saúde e o abandono da tensão interior produzida pela vontade do eu. Mas às vezes os desvios e tensões estão tão arraigados que não podem ser elevados plenamente à consciência na encarnação atual e precisam de trabalho contínuo após esta vida.

Ainda assim pode-se avançar por graus, sem ceder ao desespero ou negligenciar por saber que o processo de cura é longo. Quanto mais profunda for a tendência prejudicial, mais difícil ela se torna. Também é possível que a pessoa libere uma tensão interior ao máximo, porém a manifestação exterior já avançou tanto que a doença não pode ser totalmente curada. Nesse caso, a doença pode persistir, mas o sofrimento, físico e mental, vai diminuir na medida do progresso interno.

Vários aspectos da doença são tratados nas palestras: relação da doença com as imagens (040q e 063q); com o Eu Inferior (014q); com a purificação (076q); com o livre arbítrio (069q); com o “pecado” (098q). Ainda: as causas do adoecimento (014q, 017q, 063q); a infelicidade como indicador de doença (164); a base psicológica do adoecimento (070q).

040: DESCOBRINDO MAIS SOBRE IMAGENS: SUMÁRIO
063: PERGUNTAS E RESPOSTAS
014: O EU SUPERIOR, O EU INFERIOR E A MÁSCARA
076: PERGUNTAS E RESPOSTAS (Compilado de Sessões Privadas e Palestras Anteriores)
069: A ÂNSIA DE OBSERVAR OS RESULTADOS ENQUANTO NO CAMINHO; REALIZAÇÃO OU REPRESSÃO DO DESEJO VÁLIDO DE SER AMADO
098: SONHANDO ACORDADO
017: O CHAMADO
164: OUTROS ASPECTOS DA POLARIDADE - EGOÍSMO
070: PERGUNTAS E RESPOSTAS

Palestras: 007, 014q, 017q, 040q, 048, 063q, 069q, 070q, 076q, 098q, 108, 164, 177, 179, 226

007: DECIDA! PERFEIÇÃO, BEM-AVENTURANÇA, MEDO, PROBLEMA
014: O EU SUPERIOR, O EU INFERIOR E A MÁSCARA
017: O CHAMADO
040: DESCOBRINDO MAIS SOBRE IMAGENS: SUMÁRIO
048: A FORÇA VITAL NO UNIVERSO
063: PERGUNTAS E RESPOSTAS
069: A ÂNSIA DE OBSERVAR OS RESULTADOS ENQUANTO NO CAMINHO; REALIZAÇÃO OU REPRESSÃO DO DESEJO VÁLIDO DE SER AMADO
070: PERGUNTAS E RESPOSTAS
076: PERGUNTAS E RESPOSTAS (Compilado de Sessões Privadas e Palestras Anteriores)
098: SONHANDO ACORDADO
108: A CULPA FUNDAMENTAL POR NÃO AMAR. OBRIGAÇÕES
164: OUTROS ASPECTOS DA POLARIDADE - EGOÍSMO
177: PRAZER - A PLENA PULSAÇÃO DA VIDA
179: REAÇÕES EM CADEIA NA DINÂMICA DA SUBSTÂNCIA CRIATIVA DA VIDA
226: A ABORDAGEM DO EU - PERDOAR-SE SEM TRANSIGIR COM O EU INFERIOR

ABC

Sentença do Guia “Encarar o eu muitas vezes significa desapontamento, porque o homem acredita que está muito mais avançado em seu desenvolvimento –até que encontra seu lado feio. Ele pensa que só o que fez conta, mas as emoções também contam, e elas causam tantos efeitos como as ações exteriores.” P.005