Reino dos Céus
Recomende:

Veja: Centro interior, Orientação interna

É o lugar interno da vivência da plena individualidade.

O reino dos céus simboliza o poder absoluto e a riqueza que aqueles que já despertaram espiritualmente constatam ser a realidade. Riqueza em termos de poder espiritual, amor, verdade, paz, expansão, criatividade, ventura e conhecimento, poder do eu em criar qualquer coisa que ele possa conceber. Isso abrange tudo que a vida pode ser.

Nesse ponto estaríamos internamente no terceiro nível de realidade. Para compreender que nível é esse, precisamos distinguir o primeiro nível de realidade, aquilo que pensamos que existe. O segundo nível, aquilo que de fato existe. O terceiro nível, aquilo que poderia existir.

É somente quando aceitamos a limitação vivida no agora que podemos transcendê-la, entendendo que ela não precisa existir. Assim, passamos para o terceiro nível da realidade, no qual nosso intelecto não pode nos ajudar. É nesse momento que a orientação interior pode vir à tona.

Essa orientação interior será desobstruída, quando passarmos do nível exterior de imprecisão e névoa, onde não sabemos o que se passa em nosso íntimo, para o nível daquilo que efetivamente existe e, mais além, abrindo caminho na direção do que poderia existir: a verdade final do ser interior, do Eu Real, o objetivo da própria vida. Nesse caso, o homem mostra seu verdadeiro valor.

Quanto mais esses níveis forem transcendidos, mais livre se tornará a verdadeira orientação interior, e tanto mais os compreenderemos.

Palestra: 162

162: TRÊS NÍVEIS DE REALIDADE PARA GUIANÇA INTERIOR

ABC

Sentença do Guia “Se o homem não consegue se permitir, livremente, no mais profundo do seu ser, fluir com a corrente cósmica, ele necessariamente distorce essa corrente cósmica em seu íntimo. Como não confia nessa força cósmica, e como se opõe a ela, e como essa mesma força cósmica se manifesta em seu eu mais profundo, ele não confia em si mesmo.” P. 149