Sentimento de impotência
Recomende:

Veja: Dor da insatisfação, Parede interior

É um sentimento que ocorre quando estamos separados da nossa mente inconsciente por uma parede tão espessa quanto nosso medo e resistência em nos confrontarmos com total veracidade, sem subterfúgios. Assim, o homem fica separado de seu Eu Real com todo o desembaraço e liberdade, toda sabedoria e potencial. Este é o único motivo da verdadeira impotência do homem.

O sentimento de impotência manifesta-se como incapacidade para realizar alguma ação e de falta de controle para lidar consigo mesmo e com as situações. Quanto maior esse sentimento, menos a personalidade consegue evitar a dor.

A criança, por natureza, é impotente, fraca, dependente, e por isso cria meios para diminuir o efeito do que atinge sua personalidade. Se o adulto mantém uma psique infantil ou imatura esse sentimento persiste. Em escala mais ampla, a impotência é um dos aspectos mais problemáticos da humanidade.

A área sobre a qual o homem tem controle é proporcional à medida que o Eu Real for encontrado no seu interior. Onde o Eu Real estiver oculto aí termina o controle e o homem se sente impotente, fraco e temeroso. A extensão do controle não pode acontecer por meio de um rígido retesamento das forças do ego (vontade, raciocínio, processos mentais). É um processo indireto em que as faculdades do ego são usadas para diminuir a força da vontade exterior e conectá-la à vontade interior.

O entorpecimento inconsciente é um ponto de renúncia que a vontade interior pode exercer. A impotência imaginada em relação ao viver e crescer precisa ser investigada. Para tanto, é preciso:

a)identificar a sensação de impotência;

b)chegar à causa exata da insatisfação;

c)examinar a ação em função de equívocos e imagens e a reação às emoções negativas, seus efeitos e emanações sobre os outros;

d)apreciar como nos imaginamos ter ou ser e o que poderíamos obter ou nos tornar.

Eva Pierrakos. Caminho para o Eu Real. São Paulo: Publicação Interna Pathwork São Paulo, 2012, Capítulo 8.

Palestras: 128, 134

128: CERCAS QUE O HOMEM ERGUE POR MEIO DE ALTERNATIVAS ILUSÓRIAS LIMITADAS
134: O CONCEITO DO MAL

ABC

Sentença do Guia “Todo ser humano e todo espirito constrói o mundo onde vive.” P. 003