Sono
Recomende:

Veja: Eu Real, Relaxamento

É processo automático na vida material, que dá ao homem a possibilidade de abastecer-se na fonte universal, oferecendo descanso das tensões e trabalhos diários do ego. O tipo de força que flui para a personalidade durante esta imersão específica nas forças universais tem características diferentes daquelas que advêm de outros estados de imersão no divino oceano do ser, como a meditação e o intercâmbio sexual.

Os corpos sutis do homem precisam livrar-se da carga, no sentido literal, da matéria física bruta, para poder movimentar-se e ficar em liberdade. Isso acontece numa dimensão mais ampla e livre, na qual existe descanso, descontração, recomposição de forças, restauração dos órgãos físicos e da corrente psíquica.

Normalmente, durante o sono, a sensação de corpo é removida do corpo físico, às vezes mais, às vezes menos. Essa remoção produz imagens que se traduzem em símbolos. Se a sensação de corpo permanecer durante o sono é indício de perturbação.

Nos sonhos também pode haver a resolução de problemas. Esta possibilidade de instruir a mente inconsciente acontece porque temos conhecimento do que ainda não está consciente. Em certos estados de relaxamento e concentração, como, por exemplo, concentrar-se na vontade de encontrar uma solução antes de adormecer, o conhecimento inconsciente pode alcançar a superfície da percepção. Todo o nosso esforço nesta esfera está em aumentar a percepção daquilo que já temos armazenado em nós mesmos.

Durante o sono também é possível receber ajuda de auxiliares espirituais, fazendo com que nosso conhecimento venha à superfície. Embora possamos receber instruções durante o sono, nem sempre nos lembramos delas e por bons motivos: a iluminação divina é resultado do nosso trabalho, e para merecê-la é preciso pagar o preço. Se este conhecimento é "posto em nosso colo", seja por reter a memória das experiências anteriores, ou por qualquer outro meio, não há luta alguma e, consequentemente, nenhum desenvolvimento.

O esquecimento é ainda medida de proteção, quando não estamos preparados para receber as instruções que nos chegam. Algumas delas podem relacionar-se aos estados dolorosos vividos em encarnações passadas, podendo provocar depressão e atraso em nosso processo evolutivo.

De acordo com nossos méritos, nessa esfera terrestre, vamos receber instruções e conselhos do mundo espiritual quando estivermos adormecidos e nosso espírito estiver livre. Este conhecimento permanece em nosso inconsciente e pode nos afetar indiretamente quando despertamos, apesar de não sabermos por que reagimos de certo modo, por que tomamos certas decisões e assim por diante. Em outras palavras, é uma combinação do mundo espiritual que trabalha com o nosso próprio Eu Real.

É bom lembrar que os corpos psíquicos ou sutis são sempre causa; o corpo físico é efeito.

Palestras: 030q, 050q, 098q, 113q, 161

030: A VONTADE DO EGO, O ORGULHO E O MEDO
050: O CÍRCULO VICIOSO
098: SONHANDO ACORDADO
113: A IDENTIFICAÇÃO COM O EU
161: A NEGATIVIDADE INCONSCIENTE OBSTRUI A ENTREGA DO EGO AOS PROCESSOS INVOLUNTÁRIOS

ABC

Sentença do Guia “Pois bem, como pode ser ativado o eu interior? Ele não se ativa sozinho, pois reage apenas à consciência. Toda a consciência de vocês (exterior e interior) tem o poder de dirigir esse ser interior, com todos os seus maravilhosos recursos, sua inteligência e seu poder.” P. 134