Compaixão
Recomende:

Veja: Autopiedade, Autorresponsabilidade, Coragem, Humildade, Pena

É perdoar a si mesmo, encarando plenamente os próprios “pecados”, atitude que tem origem na coragem, na humildade, na vontade de assumir a autorresponsabilidade. É também a capacidade de sentir pelo outro.

O aspecto negativo da compaixão é a pena. Na compaixão somos fortes para fazer alguma coisa pela outra pessoa. Na pena apenas choramos pelo outro, enquanto na realidade choramos por nós mesmos, por causa da nossa má vontade em aceitar a vida e a morte, em assumir a autorresponsabilidade e aguentar as vicissitudes que se apresentam.

Quando há pena, apenas estamos projetando nossa fraqueza, nossa covardia e revolta no outro. A pena é uma emoção eminentemente egoísta. A maneira de averiguar se sentimos compaixão ou pena é ver se o sentimento dá força a outra pessoa ou pessoas envolvidas, ou se os enfraquece.

Palestra: 094

094: O EU VERDADEIRO VERSUS OS NÍVEIS SUPERFICIAIS DA PERSONALIDADE; PECADO E NEUROSE; CONCEITOS DIVIDIDOS QUE GERAM CONFUSÃO

ABC

Sentença do Guia “Quando vocês verdadeiramente puderem ver a relação causa e efeito na sua vida, vocês não só estarão motivados a desistir das atitudes e intenções negativas e a criar a intencionalidade positiva, vocês também ganharão maior percepção e maturidade emocional e espiritual. Maturidade é, num amplo sentido a habilidade de reunir causa e efeito.” P. 196