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Veja: Aprendizagem, Atitude docente, Ensino
É uma atitude inerente ao espírito da criança que procura explorar o mundo para dominá-lo e cumprir uma tarefa nele.
A curiosidade deve ser cultivada para que o aprendizado seja profundamente interessante e fascinante. Infelizmente, ela é desestimulada pelos pais e professores, que ficam aborrecidos, entediados, impacientes e, na melhor das hipóteses, dão respostas incompletas que dificilmente são honestas, ou deixam de levar a sério a pergunta e quem pergunta.
Se a curiosidade for esmagada, o processo de aprendizagem torna-se um sombrio “dever” que tira o espírito e a vida da aprendizagem. A curiosidade pode ser intrinsecamente empolgante, prazerosa, aventureira, e o afastamento dela muitas vezes é uma imagem de massa. Sem a curiosidade, morre alguma coisa. As perguntas que a criança faz podem ser indícios das inclinações especiais do espírito e devem ser respondidas novamente, à medida que a criança cresce e pode absorver mais conhecimento.
Palestra: 231