Introversão
Recomende:

Veja: Autoalienação, Estado de contração, Separatividade

Pode significar introspecção, olhar para dentro, ou isolamento do mundo exterior.

No primeiro sentido, depende muito do como, nunca do quê. Se estivermos preocupados com o quê, sem dúvida vamos correr o risco de má compreensão e de pensamento errôneo, confuso, nebuloso. Se permanecermos focados no como, vamos ganhar clareza.

Se a introversão levar a encarar a si mesmo e depois utilizar esse material para se tornar mais inteiro, em melhores condições de lidar com os sentimentos, com os outros, de expandir-se, nesse caso a introversão é saudável e corresponde ao verdadeiro crescimento.

Se a absorção de si mesmo for infrutífera e girar em torno dos mesmos sentimentos, queixas, autopiedade, ideias de autoengano e subterfúgios, sem objetivo, o resultado será a separatividade, a fuga.

A introversão precisa resultar na expansão, na espontaneidade, na busca dos outros. Isso, por sua vez, precisa ser assimilado, digerido e avaliado para enriquecer a alma e para aprender as lições que a vida tem a oferecer.

Palestra: 115q

115: PERCEPÇÃO, DETERMINAÇÃO E AMOR COMO ASPECTOS DA CONSCIÊNCIA

ABC

Sentença do Guia “O fator decisivo não é com que um homem nasceu – vantagens e desvantagens, positivo ou negativo (do ponto de vista humano) – e sim o que o homem faz com isso.” P. 010