Lei de Recriação (nos relacionamentos)
Recomende:

Veja: Autoexpressão, Negatividade, Percepção, Reação

A Lei de Recriação nos relacionamentos obedece a um tríplice princípio que envolve simultaneamente a percepção, a reação e a expressão.

Uma percepção errada de si mesmo leva a uma reação distorcida e a uma expressão destrutiva no mundo. Isso, por sua vez, afeta todos os relacionamentos.

Ao culparmos os outros, eles nos respondem na mesma moeda. Como preferimos não ser positivos e generosos, e não queremos admitir isso porque iria contra nossa autoimagem, os outros refletem essa negatividade.

A nossa reação a essa negatividade é falha, pois optamos por não admitir a própria negatividade e concluímos que somos tratados com injustiça. Nessas condições expressamos aos outros negatividade e destrutividade. Além disso, se não estamos dispostos a nos percebermos corretamente nada do que está fora de nós é também adequadamente percebido.

A tríade percepção, reação e expressão na vida criativa e verdadeira funciona de maneira muito diferente. Quando a percepção é verdadeira, o quadro é outro e não precisamos ser um exemplo de perfeição para empregá-lo numa atitude positiva.

A percepção verdadeira daquilo que está longe de ser perfeito em nós nos dará a capacidade de admitir essa situação sem perder o equilíbrio, sem perder de vista o fato de que somos um espírito divino, com todas as nossas faculdades intactas. Ao nos percebermos corretamente, a nossa reação se tornará automaticamente muito favorável já que vamos querer nos livrar da negatividade e procurar o caminho produtivo que não nega o que existe, mas baseia todos os passos futuros na percepção clara do agora.

Com essa atitude, vemos tudo como realmente é e no contexto a que realmente pertence. Vemos o bom e o mau em nós mesmos. Vemos a verdade e a aceitamos. Logo, a expressão é verdadeira. Será, então, cada vez mais possível o desenvolvimento de sentimentos, correntes e conhecimentos muito criativos. Quando existe essa relação unificada, e não dividida, com o eu, o relacionamento com os outros passa ser necessariamente positivo e produtivo.

Palestra: 166

166: PERCEPÇÃO, REAÇÃO, EXPRESSÃO

ABC

Sentença do Guia “Toda a dor e a frustração por que passa o ser humano comum no decorrer da vida é resultado exclusivo do fato de ele não conhecer sua verdadeira identidade.” P. 163