Ordem
Recomende:

Veja: Compulsão, Confusão, Consciência, Resistência

É uma qualidade intrínseca do universo.

Ela é subproduto da harmonia divina e, como tal, produz harmonia e grandiosidade criativas. Mesmo as grandes catástrofes naturais, aparentemente destrutivas, repousam numa ordem mais abrangente.

No plano físico, o equilíbrio é ordem e cria ordem. Existe ordem interna quando os seres humanos são totalmente conscientes. Uma vez que não existe nenhum ser humano de quem se possa afirmar isso, a ordem existe apenas em graus relativos na vida humana, da mesma forma que todas as outras manifestações divinas só podem existir de forma relativa.

A resistência a criar ordem é sempre forte. Uma pessoa reflete isso na sua vida externa; o outro tipo de personalidade interpreta mal a mensagem e a aplica apenas ao plano exterior. Neste caso a ordem sempre se torna compulsiva e obsessiva, criando problemas e dificuldades tanto quanto a desordem. O grau varia, naturalmente. As manifestações mais fortes são as compulsões de lavar e outras semelhantes.

Palestras: 205, 228

205: A ORDEM COMO PRINCÍPIO UNIVERSAL
228: EQUILÍBRIO

ABC

Sentença do Guia “Encarar o eu muitas vezes significa desapontamento, porque o homem acredita que está muito mais avançado em seu desenvolvimento –até que encontra seu lado feio. Ele pensa que só o que fez conta, mas as emoções também contam, e elas causam tantos efeitos como as ações exteriores.” P.005