Sadismo
Recomende:

Veja: Cegueira, Escravidão, Masoquismo

É uma corrente de dor infligida.

A pessoa chamada sádica inflige dor aos outros como uma proteção contra si mesma, evidentemente uma pseudoproteção, embora algumas vezes a mesma pessoa possa descobrir que fazer isso é contra seus interesses.

Possivelmente entrará em conflito com o que está próximo; ou pode descobrir que essa é uma desvantagem, porque teme perder a pessoa que ela ama, cujo amor e proteção deseja. Inverterá, então, essa força que existe nela devido às forças negativas que não foram resolvidas. Não pode livrar-se delas simplesmente com a força de vontade, alguma coisa tem que acontecer com essa força: ou ela se desloca para outra pessoa, ou se direciona para si mesma. Somente a dissolução dessa força vai interromper a corrente sádica.

Essa corrente vem da cegueira e da falta de compreensão. E vai numa direção diferente da corrente masoquista. A direção na qual ela é usada, no entanto, não faz muita diferença, em última análise, porque se machucamos outra pessoa, eventualmente vamos nos machucar. E se nos machucamos, eventualmente vamos machucar outra pessoa.

Palestra: 099q

099: IMPRESSÕES FALSAS DOS PAIS, SUA CAUSA E SUA CURA

ABC

Sentença do Guia “Se o homem não consegue se permitir, livremente, no mais profundo do seu ser, fluir com a corrente cósmica, ele necessariamente distorce essa corrente cósmica em seu íntimo. Como não confia nessa força cósmica, e como se opõe a ela, e como essa mesma força cósmica se manifesta em seu eu mais profundo, ele não confia em si mesmo.” P. 149