Hipocrisia
Recomende:

Veja: Egoísmo, Manipulação, Repressão

É a atitude de nutrir sentimentos egoístas e maus enquanto no nível mais superficial de desenvolvimento, isto é, a pessoa “faz o bem” externamente.

O hipócrita, ao ser confrontado com essa situação, pode realmente compreender e humildemente aceitar a si mesmo como é nesse momento, acolhendo sua incapacidade temporária de mudar, ou então racionalizar, justificar e unilateralmente “explicar” esse conhecimento consciente dos desejos maus e rudes, buscando a justificativa nos defeitos dos outros.

Existe também essa mesma hipocrisia num nível mais sutil e mais entranhado. Isso acontece quando os bons desejos são sobrepostos aos desejos egoístas que, por sua vez, são reprimidos e mantidos no inconsciente, em parte devido aos sinceros esforços do Eu Superior, em parte devido às finalidades egoístas. É nesse momento que começam os conflitos humanos que deixam a alma doente e fraca. Quanto mais as motivações egoístas são reprimidas, maior passa a ser a confusão e a desordem interna.

Ao perceber que a hipocrisia em seu estado bruto é primitiva e desagradável, acabamos reprimindo nossas verdadeiras emoções por causa da conclusão errada de que não existe alternativa. Mas existe. É preciso encarar e admitir a atitude interna equivocada, sem ceder a ela nem reprimir sua existência.

Palestra: 047

047: A PAREDE INTERIOR

ABC

Sentença do Guia “Pois bem, como pode ser ativado o eu interior? Ele não se ativa sozinho, pois reage apenas à consciência. Toda a consciência de vocês (exterior e interior) tem o poder de dirigir esse ser interior, com todos os seus maravilhosos recursos, sua inteligência e seu poder.” P. 134