Maturidade emocional
Recomende:

Veja: Disciplina, Liberdade, Responsabilidade

É a capacidade de amar do ser humano, quando ele desconhece o egoísmo, e se disponibiliza a pagar o preço pelas suas escolhas e atitudes, o que inclui aceitar mágoas e desapontamentos ocasionais.

O ser humano amadurecido emocionalmente ousa sentir todos os sentimentos. Sabe o que quer, o que pode ter e está disposto a pagar por isso. Isto é, aceita a vida como ela é e assume sua autorresponsabilidade diante dela, assim como a responsabilidade em relação aos outros, a Deus, àqueles que são física e emocionalmente mais frágeis. Ela não tem receio do amor e dos seus riscos.

Um dos grandes marcos do caminho para a maturidade é a capacidade de desistir de ser especial ou grandioso e aceitar-se vivendo uma vida média. Dessa forma, não será mais preciso chicotear-se em perfeição, sentir qualquer frustração ou infelicidade como um desastre. Teremos tempo para crescer.

Com a compulsão para sermos felizes e perfeitos eliminada, seremos mais felizes e perfeitos do que antes. Assim vamos abordar nosso progresso com o tipo certo de disciplina, com o intuito de enfrentar a resistência nas pequenas coisas comuns do dia a dia, que são reveladoras dos problemas que estão bem na frente dos nossos olhos e não os vemos. Para vê-los é preciso disciplina.

Palestras: 049, 076q, 091q, 107, 196

049: OBSTÁCULOS NO CAMINHO: COISAS ANTIGAS, FALSA CULPA, E QUEM - EU?
076: PERGUNTAS E RESPOSTAS (Compilado de Sessões Privadas e Palestras Anteriores)
091: PERGUNTAS E RESPOSTAS
107: TRÊS ASPECTOS QUE IMPEDEM O HOMEM DE AMAR
196: COMPROMISSO - CAUSA E EFEITO

ABC

Sentença do Guia “Existe uma aceleração geral do processo de evolução, que se manifesta de diversas maneiras. Para começar, nunca antes o conhecimento das realidades interiores foi acessível às pessoas em geral. É um fato sem precedentes na história de vocês.” P. 255