Livre-Arbítrio
Recomende:

Veja: Destino, Dever, Lei de Causa e Efeito, Responsabilidade, Vontade

É a liberdade de violar as Leis Divinas.

Essa liberdade de decidir e escolher é a maior dádiva com a qual fomos dotados e sem a qual não poderíamos alcançar o status de semelhança divina. Quem escolhe se torna responsável pela sua ação e a partir daí arca com as consequências.

Causa e efeito é o resultado do livre-arbítrio. Ele alcança os cantos mais distantes, mesmo que o efeito, em épocas posteriores, seja difícil de ser rastreado até a causa inicial. O livre-arbítrio, o dever e a responsabilidade andam sempre juntos.

Para entender o significado do livre-arbítrio, é preciso observar e vivenciar a Lei de Causa e Efeito na vida pessoal. O desenvolvimento só vem com esse autoconhecimento, que abrange pensar, decidir, responsabilizar-se. E esse desenvolvimento não pode ser alcançado sem o pleno uso do livre-arbítrio.

É pelo livre-arbítrio que conseguiremos nos liberar das correntes autoimpostas. Ao abraçar a vontade de Deus estamos em contato com uma vontade relaxada, paciente, flexível, sem qualquer constrangimento ao ego, enquanto a vontade do ego busca resultados mas é rígida, impaciente e autocentrada.

A rigor não existe, como o homem acredita na sua perspectiva dualista, uma contradição entre exercer a sua vontade e fazer a vontade de Deus, pois as Leis Divinas trabalham dentro da alma humana. É vontade de Deus que o homem seja maduro e tome suas decisões por si mesmo. Deus não decide por nós mesmos, senão seria a anulação do livre-arbítrio. Esconder a falta de coragem para assumir a autorresponsabilidade em nome de esperar e fazer a vontade de Deus é trapacear a vida e “ganhar” a possibilidade de acusar Deus caso os resultados não sejam os esperados. Nesse caso, o homem abdica a priori do seu livre-arbítrio por motivos distorcidos e com isso faz também uma escolha.

Vários aspectos do livre-arbítrio são tratados nas palestras: características do livre-arbítrio (018, 021, 126); livre-arbítrio e tomada de decisão (054q); livre-arbítrio e vontade do ego (030); livre-arbítrio na relação entre a vontade do ego e vontade de Deus (052q).

018: O LIVRE ARBÍTRIO
021: A QUEDA
126: CONTATO COM A FORÇA VITAL
054: PERGUNTAS E RESPOSTAS
030: A VONTADE DO EGO, O ORGULHO E O MEDO
052: A IMAGEM DE DEUS

Eva Pierrakos. Caminho para o Eu Real. São Paulo: Publicação Interna Pathwork São Paulo, 2012, Capítulo 3.

Palestras: 005, 018, 021, 029, 030, 052q, 054q, 126

005: O QUE É A VERDADE? - LIBERDADE, JUSTIÇA, RELIGIÃO: FELICIDADE COMO UM ELO NA CADEIA DA VIDA
018: O LIVRE ARBÍTRIO
021: A QUEDA
029: AS FORÇAS DA ATIVIDADE E DA PASSIVIDADE - ENCONTRANDO A VONTADE DE DEUS
030: A VONTADE DO EGO, O ORGULHO E O MEDO
052: A IMAGEM DE DEUS
054: PERGUNTAS E RESPOSTAS
126: CONTATO COM A FORÇA VITAL

ABC

Sentença do Guia “A felicidade foi feita para todas as pessoas, mas é impossível atingi-la sem eliminar a causa da sua infelicidade, que são os seus defeitos, que é qualquer tendência que quebre uma lei espiritual.” P. 011