Timidez
Recomende:

Veja: Complexo de inferioridade, Medo, Obstinação, Orgulho

É nada mais do que uma forma de orgulho que se manifesta através do medo da impressão que vamos causar aos outros.

É uma expressão do complexo de inferioridade. Todos os complexos de inferioridade têm o denominador comum do orgulho e da obstinação, porque se almeja tanto a satisfação do próprio orgulho que a pessoa quer agir de um modo mais seguro do que realmente sente, assim, ela é falsa para si mesma. Ou então é a força da vontade própria que paralisa e aparece como timidez.

Onde o orgulho existe, o medo também existe. Se estamos totalmente despreocupados com o que os outros pensam, e descansamos seguros em nós mesmos, como somos agora, e se tivermos coragem de ser o que somos não haverá o medo do que quer que seja que pode nos tocar.

Na timidez existe o medo inconsciente de que os outros vão descobrir que não somos o que nossas ações externas mostram, ou seja, que nós fingimos.

Um complexo de inferioridade não é determinado por um valor real. Ele existe somente porque o desejo interno é ser mais que os outros. Prestar atenção nos sentimentos de inferioridade a partir desse ponto de vista é uma atitude que colabora para a libertação de nossos medos e ansiedades.

Palestra: 042q

042: OBJETIVIDADE E SUBJETIVIDADE

ABC

Sentença do Guia “A jornada para a crença positiva, a fé nas possibilidades de desdobramentos positivos exige um período de crescimento, um período de amadurecimento. Essa necessidade existe simplesmente porque seus processos mentais estão tão acostumados a acreditar no negativo que precisam ser reajustados.” P.236