Nível físico
Recomende:

Veja: Bloqueios, Defesa, Lei da Reciprocidade

Refere-se ao sistema físico que funciona com absoluta perfeição quando são seguidas suas leis naturais, que proporcionam saúde, força e bem estar.

Quanto menos essas leis são seguidas, por ignorância ou autodestrutividade propositada, tanto mais o homem se afasta da perfeição nesse nível.

O funcionamento perfeito do sistema corporal no plano terrestre está previsto, mas nós nos afastamos dele, quando violamos determinadas leis. No entanto, entendendo as leis e como nós as violamos, a saúde pode ser restaurada.

Quanto maior for o afastamento do funcionamento perfeito, mais difícil é refazer o caminho de volta através das diversas causas e efeitos, através de todos os pontos da reação em cadeia.

É importante lembrar que as atitudes que temos num nível manifestam-se noutro. Assim, qualquer percepção incorreta, distorção ou desequilíbrio da vontade, e a recusa a sentir o que está lá, inevitavelmente, criarão uma manifestação física que também depende das características individuais e da resistência física dos vários órgãos. Existe, portanto, uma intrínseca relação entre vida física e espiritual e não uma oposição. Segue-se também, nesse ponto, a Lei da Reciprocidade.

As tensões e a paralisação do fluxo de energia, causadas pelas distorções em qualquer um dos níveis podem afetar o corpo, deformá-lo, criar todos os tipos de sintomas e chegar até mesmo a causar doenças, se este aspecto for negligenciado durante um tempo muito longo.

Um processo danoso para o corpo é o mecanismo de defesa. Quando ele é acionado, estamos na inverdade. Ao acionar a defesa por conta de um perigo imaginário, nós nos ausentamos de nós mesmos. Nossas glândulas secretam substâncias que se tornam venenosas para o organismo. Eliminada a defesa, os venenos cessarão de contaminar o sistema, o que por si só trará alívio. Contudo, é possível que o prejuízo seja já tão grande, que os resultados do passado não possam ser inteiramente eliminados do corpo.

A abordagem do nível físico para movimentar a energia é importante e um pouco diferente da abordagem dos outros níveis. Os movimentos físicos devem ser conectados aos movimentos da alma, às atitudes interiores, ao conteúdo da mente. Onde a energia está bloqueada a consciência não pode penetrar. Cada célula do corpo humano tem consciência de si própria. Nas áreas de bloqueio o sistema celular não pode ser permeado pelo fluxo de energia divina e pela divina consciência.

Palestras: 101, 141, 185, 193

101: A DEFESA
141: A VOLTA AO NÍVEL ORIGINAL DE PERFEIÇÃO
185: RECIPROCIDADE: LEI E PRINCÍPIO CÓSMICO
193: RESUMO DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO PATHWORK: SEU OBJETIVO E PROCESSO

ABC

Sentença do Guia “Treinem a coragem e a fé para entrar em novo espaço com a ideia de ampliar a vida, de aprofundar o leque de suas experiências. Mais energia e sangue vital – sangue vital espiritual – entrarão nesse movimento e o tornarão um fato ainda mais abençoado que os movimentos que vocês já permitiram.” P. 241