Prazer negativo
Recomende:

Veja: Dor, Negatividade, Sofrimento

É o prazer presente na corrente vital que se associa à forma distorcida, à situação vivida e aos contatos que aí se estabelecem. Em outras palavras, é a conexão entre negatividade e prazer.

Quando se chega às camadas mais profundas da psique, torna-se claro que os instintos primitivos e rudes só se interessam pela experiência do prazer. A ânsia pelo prazer supremo a todo custo, sem levar em conta as consequências, está por trás da superestrutura das normas, leis e regras morais.

O princípio do prazer gostaria de atuar na criatura imatura, mas a consciência insuficiente cria uma discrepância entre a capacidade de ter prazer e o meio ambiente. Assim, surge a frequente situação na qual a maturidade intelectual tolhe o princípio do prazer, que fica reprimido quando a consciência não penetra esses níveis. A capacidade de ter prazer então não se desenvolve. Ela permanece infantil e autocentrada. Aí também se iniciam nossos conflitos e nossas dificuldades com o prazer. Acabamos colocando-o a serviço da mágoa, do sofrimento e da dor.

Todas as emoções que surgiram da mágoa original da infância, conforme o caráter e temperamento, também combinam com o princípio do prazer. Esta conexão cria todas as complicações pessoais, todas as circunstâncias indesejadas.

Muitas pessoas neste planeta podem sentir o princípio do prazer meramente nas fantasias de crueldade. Isto é o núcleo real da guerra, da crueldade como um todo. Foi uma mágoa mal-aplicada e mal-interpretada que criou esta condição. A crueldade sem o princípio do prazer nunca poderia ter força efetiva. No nível das relações pessoais, quando o contato parece magoar, o prazer se manifesta na forma de causar mágoa ou ser magoado, numa ou outra forma, em maior ou menor grau.

A destrutividade real, portanto, não é apenas uma distorção da verdade e dos poderes universais construtivos, mas também uma distorção que deve estar permeada do poderoso princípio vital e de seu poder construtivo.

Até certo ponto, cada ser humano tem negatividade que é de alguma maneira ativada, exercida e nutrida pela força vital. Existem, porém, gradações, e elas dão uma indicação clara do processo evolutivo.

Eva Pierrakos. Entrega ao Deus interior. O Pathwork no nível da alma. São Paulo: Cultrix, 1997, Capítulo 8.

Palestras: 135, 148, 149

135: MOBILIDADE NA DESCONTRAÇÃO - SOFRIMENTO ATRAVÉS DO APEGO DA FORÇA VITAL ÀS SITUAÇÕES NEGATIVAS
148: POSITIVIDADE E NEGATIVIDADE: UMA ÚNICA CORRENTE DE ENERGIA
149: ATRAÇÃO CÓSMICA PARA EVOLUÇÃO

ABC

Sentença do Guia “Enquanto você simplesmente desejar a sua própria felicidade, portanto não for um elo na corrente, o ego é de fato o centro, mesmo que você não tenha consciência disso.” P.004