Princípio receptivo
Recomende:

Veja: Entrega, Funções involuntárias, Princípio feminino

É a atitude de "deixar acontecer", de esperar.

Também é um movimento, pois tudo o que é vivo tem que se mover, porém bastante diferente do princípio masculino. O espírito de deixar acontecer é um movimento dentro de si mesmo; é um movimento pulsante, involuntário, enquanto que o ativador é deliberado e dotado de autodeterminação.

O princípio receptivo é uma atitude de espera paciente e confiante; de permissão ao processo de amadurecimento chegar à plenitude; de submissão a uma força posta em movimento. Isto pode ser chamado de princípio feminino da criação.

Esse princípio é distorcido quando a entidade recusa a autorresponsabilidade. Se a autoativação é abandonada e, em vez de submeter-se aos poderes interiores autoativados, alguém se submete à autoridade de outra pessoa, então o papel do princípio receptivo é pervertido.

Palestras: 122, 169

122: AUTO-SATISFAÇÃO ATRAVÉS DA AUTO-REALIZAÇÃO COMO HOMEM OU COMO MULHER
169: OS PRINCÍPIOS MASCULINO E FEMININO NO PROCESSO CRIATIVO

ABC

Sentença do Guia “Todo ser humano e todo espirito constrói o mundo onde vive.” P. 003