Medo da imperfeição
Recomende:

Veja: Autodecepção, Distorção, Perfeccionismo

É a distorção da busca da perfeição no nível da personalidade, deixando de lado a necessidade de encarar o medo da imperfeição interior, o senso oculto de falta de valor em seus detalhes e nas pequenas manifestações cotidianas.

Em vez disso, vestimos uma máscara de perfeccionismo para provarmos ao mundo e ao eu que essa falta de valor, temida e suspeitada, na verdade não existe. A perfeição, nesse caso, se transforma numa solução vinda de fora para a falta de valor que nós não queremos experimentar nem examinar. Assim, o que temos aqui é fuga, inverdade. Não somos verdadeiros no sentido de não querermos ver o que realmente sentimos e pensamos sobre nós mesmos, e fingimos lutar por uma aparência.

No nível do ego, a perfeição se torna ou é algo voltado para fora, para os outros, para as aparências.

Quando a consciência está desligada do Eu Superior, a mensagem vinda dele se deforma e a tradução dessa percepção atinge o pensamento consciente. Assim, a mensagem do Eu Superior sobre a possibilidade da perfeição atinge a personalidade consciente de modo distorcido, como medo da imperfeição.

Palestra: 234

234: PERFEIÇÃO, IMORTALIDADE E ONIPOTÊNCIA

ABC

Sentença do Guia “Pensem em todos os seus defeitos, e depois pensem na reação emocional e eles, com toda honestidade. Vocês vão ver, ao conferirem a lista, que não gostam de alguns defeitos, mas, de alguma forma, apreciam outros.” P. 031