Medo do compromisso
Recomende:

Veja: Culpa, Círculo Vicioso, Intencionalidade negativa

É o receio de encontrarmos a nós mesmos dentro da honestidade, de tal maneira que preferimos nos convencer de que os fatores externos ou inofensivos bem como fatores internos desconhecidos são responsáveis pelo nosso insucesso.

Não vemos a conexão entre as manifestações do nosso insucesso e nossa intencionalidade negativa, de forma a poder largá-la. Por não estarmos conscientes desta conexão, nos sentimos vítimas perseguidas; e quanto mais forte for nossa resistência para admitir as intenções negativas, tanto mais capitalizaremos esta posição, sempre esperando que nosso ressentimento, nossa autopiedade e desesperança “convençam” a vida e os outros a nos darem o resultado desejado, que só a intencionalidade positiva poderá trazer.

Mas intencionalidade positiva requer compromisso total. Se não desejamos investir em nós mesmos desta maneira, estamos buscando o resultado de uma forma ilegítima. Isto, obviamente, fortalece a culpa, o que aumenta o medo de encontrarmos a nós mesmos dentro da honestidade e assim o círculo vicioso prossegue.

Palestra: 196

196: COMPROMISSO - CAUSA E EFEITO

ABC

Sentença do Guia “A felicidade foi feita para todas as pessoas, mas é impossível atingi-la sem eliminar a causa da sua infelicidade, que são os seus defeitos, que é qualquer tendência que quebre uma lei espiritual.” P. 011