Nível espiritual
Recomende:

Veja: Amor, Defesa, Medo do Self, Reciprocidade, Tradição

Refere-se ao sistema espiritual que acompanha o nível emocional.

Em seu estágio mais baixo, indica um estado agudo de medo. O medo de aceitar o self no presente estado é essencialmente o mesmo medo que quer fugir da verdadeira reciprocidade e felicidade. Uma vez que o medo está presente, ele também virá a existir com todos os seus derivativos.

No segundo nível, o anseio e a decepção alternam-se com a realização na fantasia. Isso já indica certo grau de abertura e fluência, embora sem verdadeira reciprocidade, mas com retirada e contração.

No terceiro nível ainda existe raiva e ódio, desapontamento e acusação.

Quando a autoaceitação torna possível a reciprocidade e a energia é trocada, os movimentos universais fluem igualmente. A alternância sadia dos princípios da expansão, contração e o estático prevalece onde os indivíduos acham-se em eterno ritmo harmonioso com o Universo, abrindo-se para o amor.

Vários aspectos do nível espiritual são tratados nas palestras: sua relação com a defesa (101); com o crescimento e o amor (089); com a reciprocidade (185); com a adequação dos conteúdos apresentados nas manifestações do Guia (024); com aspectos psicológicos [(&087&)]; com a tradição (246).

101: A DEFESA
089: O CRESCIMENTO EMOCIONAL E SUA FUNÇÃO
185: RECIPROCIDADE: LEI E PRINCÍPIO CÓSMICO
024: PERGUNTAS E RESPOSTAS
246: TRADIÇÃO, SEUS ASPECTOS DIVINOS E DISTORCIDOS

Palestras: 024, 087, 089, 101, 185, 246

024: PERGUNTAS E RESPOSTAS
087: A PRÓXIMA FASE NO CAMINHO; PERGUNTAS E RESPOSTAS
089: O CRESCIMENTO EMOCIONAL E SUA FUNÇÃO
101: A DEFESA
185: RECIPROCIDADE: LEI E PRINCÍPIO CÓSMICO
246: TRADIÇÃO, SEUS ASPECTOS DIVINOS E DISTORCIDOS

ABC

Sentença do Guia “A prece é o prelúdio da meditação. A prece envolve apenas pensamentos. A meditação é a prece que envolve os sentimentos e as forças da alma, ao contrário das forças do pensamento. Para atingir esse segundo passo, mais avançado, o homem precisa de uma certa disciplina e concentração, que aprende através da prece.” P. 009