Conexão negativa
Recomende:

Veja: Culpa, Negatividade, Prazer, Vergonha

A conexão entre negatividade e prazer é construída quando, na infância, colocamos o princípio erótico, ou do prazer, a serviço das nossas mágoas, sofrimentos e dores.

Todas as emoções que surgiram da mágoa original infantil, conforme o caráter e temperamento, também combinam com o princípio do prazer, criando todas as dificuldades pessoais e as circunstâncias indesejadas. Elas ligam de modo distorcido crueldade e prazer. Essa combinação pode ser passiva ou ativa, isto é, no sentido de sofrê-la ou infringi-la.

A procura pelo prazer do amor e a ignorância sobre o fato de que se rejeita sua experiência real, por se temer a ligação do princípio do prazer à negatividade, frequentemente gera uma desesperança profunda e uma culpa e vergonha muito fortes que fazem a pessoa negar toda a vida de fantasia de crueldade, embora às vezes seja consciente. Esta desesperança pode ser compreendida e imediatamente aliviada apenas quando este fato específico for compreendido em profundidade. Quando a percepção deste processo é estabelecida e entendida sob um ponto de vista global, tanto a culpa como a vergonha serão removidas.

Na medida em que o entendimento vai crescendo, o princípio do prazer reage gradativamente aos eventos positivos.

Palestra: 135

135: MOBILIDADE NA DESCONTRAÇÃO - SOFRIMENTO ATRAVÉS DO APEGO DA FORÇA VITAL ÀS SITUAÇÕES NEGATIVAS

ABC

Sentença do Guia “O fator decisivo não é com que um homem nasceu – vantagens e desvantagens, positivo ou negativo (do ponto de vista humano) – e sim o que o homem faz com isso.” P. 010